terça-feira, 9 de dezembro de 2008

Produção

Após a recepção da encomenda efectuada pelos parceiros internacionais, dá-se início à fase de produção.
É necessário que os alunos planeiem bem as actividades produtivas, em termos de tempo e materiais necessários à realização dos produtos necessários. Todos os sócios devem ser envolvidos nesta fase. A conclusão dos produtos é bastante motivadora para todos.
É necessário um espaço para armazenar os materiais, produtos em vias de fabrico e produtos acabados.
Após a produção de todos os artigos encomendados, há que fazer a expedição dos mesmos para os parceiros. A empresa deve estudar as várias alternativas de transporte, sopesando a rapidez de entrega com o custo.
Um aspecto negocial a ter em conta com os parceiros é o pagamento, que pode ser feito por cobrança da encomenda (com custos), por envio prévio de cheque (ou outra forma válida de pagamento) pelos parceiros internacionais (eventualmente com custos), por transferência bancária prévia (com custos). Das formas apresentadas, a mais isenta de riscos é a primeira, uma vez que a encomenda só é levantada com a realização do pagamento. Uma alternativa intermédia passa pelo encontro de contas, ou seja, por calcular a diferença entre o valor da encomenda processada e o valor da encomenda efectuada – se a empresa comprou mais que
vendeu, paga a diferença, se vendeu mais que comprou, recebe a diferença – por cheque, transferência bancária, ou outra forma válida de pagamento.

Sem comentários: