terça-feira, 9 de dezembro de 2008

Definição da gama de produtos

Nesta fase, para além da informação e reflexão efectuada na fase anterior, é importante ser criativo. Uma possibilidade para chegar a propostas de produtos pode passar pela técnica de “Tempestade de ideias” (Brainstorm).
Numa aula, é proposto aos alunos que sugiram produtos que possam vir a comercializar com os seus parceiros internacionais. A delimitação às possibilidades de sugestão é dada apenas pela legalidade e legitimidade dos produtos sugeridos. Esta sessão deve seguir o princípio da ausência de julgamento ou crítica das propostas avançadas. Através da liberdade de participação e sugestão, deve tentar-se obter um grande número de sugestões, e todos devem ser encorajados a participar, bem como a ouvir com atenção todas as propostas avançadas. No princípio da sessão deve ser escolhido um secretário que regista todas as propostas.
Tipicamente chega-se a um grande número de sugestões. Posteriormente faz-se a selecção das propostas que
sejam realizáveis, que tenham um custo comportável para o poder de compra dos consumidores do país de destino, que sejam transportáveis (ver Estudo do Mercado) e que sejam do interesse dos sócios. O catálogo de produtos terá entre 8 a 15 produtos diferentes, cujos preços se formarão de acordo com o nível de vida dos consumidores no país de destino, e de acordo com o custo dos produtos, tendo em conta que deverá haver uma margem de lucro em cada venda (a diferença entre o preço de venda e o custo total de cada produto).
Na secção Ferramentas pode ver-se um exemplo (parcial) de um catálogo de produtos.
O catálogo, para além da fotografia, nome e preço do produto, deve ter outro tipo de informação, como as dimensões e peso, a composição (no caso de produtos alimentares), e eventualmente informação adicional que possa tornar o produto mais apetecível ou interessante aos olhos dos parceiros internacionais.

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