terça-feira, 9 de dezembro de 2008

Contacto com os parceiros internacionais

Após a empresa ter conhecimento de qual o parceiro internacional com que irá encetar negócio, deve iniciar-se um processo de conhecimento desse parceiro. Os sócios devem recolher informação sobre o país e região de origem dos seus parceiros internacionais, de forma a compreenderem as diferenças e particularidades da cultura dos seus parceiros.
Os alunos devem ter conhecimento, ente outros aspectos, de:
• Localização geográfica do país e região de origem dos parceiros;
• Língua falada na região;
• Moeda utilizada no país e respectiva taxa de câmbio;
• População;
• Clima;
• Principais actividades económicas.

Nesta fase exploratória, deve estabelecer-se contacto com os parceiros internacionais. Nesta fase pode ser importante a colaboração dos professores de inglês, ou eventualmente dos professores de outras línguas.
A comunicação com os parceiros internacionais é uma das importantes fontes de motivação para os participantes no projecto, pelo que deve ser realizada de forma continuada, e deve ser discutida em aula.

O contacto pode ser feito através dos canais institucionais entretanto criados (conta de correio electrónico da empresa ou outros).No âmbito das trocas comerciais a realizar, a pessoa que estabelece o contacto deverá ser o Director de Marketing, ou outra em que aquele delegue essa atribuição.
É importante que seja sempre a mesma pessoa a tratar dos contactos com os parceiros para que não haja confusão ou perdas de informação no processo de comunicação. Caso seja necessário haver mais de uma pessoa a estabelecer contacto, deve ser assegurado que não há mais de uma pessoa a comunicar em simultâneo.

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